Primeira impressão. Os convites para eventos.

O convite é o início de qualquer evento. A ideia de entregar um convite é despertar no convidado a expectativa por participar do evento, seja uma pequena confraternização entre amigos, um casamento, um evento empresarial ou até mesmo uma chamada para inscrição em congresso ou feira.

O convite leva a mensagem principal do que vai acontecer naquele grande dia. Portanto, deve ser personalizado e adequado ao tipo de evento e à imagem daqueles que serão os anfitriões. Podendo variar entre modelos clássicos, românticos, ousados e modernos. A personalização deve abusar da criatividade para mostrar aos convidados a originalidade do evento. Para isso o mercado disponibiliza várias opções de papeis sofisticados, de tamanhos e formas variadas. Há também diversos materiais como tecidos, fitas e mimos como pérolas, lacinhos e logogramas (muito usado em casamentos com as iniciais dos noivos). Colocar fotos também é válido quando se quer destacar o tema do evento ou mesmo o estilo dos anfitriões.

Convite! Onde tudo começa.

Quanto mais personalizado for o convite, mais custo irá envolver na sua confecção. O mercado oferece muitos profissionais que cobram preços bem variados. Vale lembrar que essa prestação de serviço é muito bem valorizada, pois muito dos trabalhos ainda são feitos a mão e envolve muita pesquisa para harmonização dos detalhes de confecção dos convites.

Para aqueles que dispõem de tempo e querem economizar nesse item do evento, podem optar para confeccionar o convite no estilo “faça você mesmo”. Mas cuidado, o tempo para aprender ou mesmo pegar o jeito em fazer certas coisas pode custar caro, como já falamos em nosso post anterior ““. O ideal é sempre abusar da criatividade, para dar espaço às criações no estilo “simplicidade da genialidade”. Nem sempre o mais belo ou o mais sofisticado será aquele que vai desperta no convidado a verdadeira expectativa pelo evento.

O nome dos convidados pode ser escrito por um profissional de Caligrafia, que cobram aproximadamente R$ 1,00 por convite. Isso irá deixar o convidado se sentir mais valorizado ao receber um convite que sabe que demandou tal trabalho somente para escrever o nome dele. Porém, se ainda pretende cortar esse custo pode optar para impressão dos nomes no próprio convite ou em tags. No site netfontes.com.br você tem diversas opções de fontes no estilo Caligrafa. Não esqueça de testar os nomes antes de escolher a fonte para o seu convite, pois muitas podem não funcionar com nomes acentuados.

As cores mais usadas nos papéis são os tons pastéis por serem mais adequados, pois é muito importante que todas as informações estejam muito bem legíveis. Assim, tons escuros devem ser evitados, porém podem ser usados nos envelopes. O convite deve ser objetivo, com informações básicas de quem convida, o dia, a hora e o local. O traje dos convidados também pode ser uma informação fundamental, para evitar constrangimentos quanto ao protocolo de recepção do evento. Informar se o local possui estacionamento ou serviço de manobra não é obrigatório, porém pode ajudar muito o convidado a decidir no modo que ele irá se deslocar até o evento.

No convite individual é indispensável conter um telefone e e-mail para confirmação de presença de forma bem visível para o convidado. O famoso RSVP (abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”). Isso pode parecer apenas uma regra de etiqueta, porém, é uma atividade muito importante e essencial para o planejamento do evento. Esse convite pode ser usado para controle de entrada dos convidados no evento. Deve ser entregue um para cada convidado (ex.: o convite enviado para “Sr. José e família”, deve conter a quantidade de convites individuais de acordo com o número de pessoas que essa família possui). Além disso, a lista de convidados na recepção do evento ajuda a controlar a entrada dos convidados que esquecem esse convite individual.

Nossa Plataforma E-clap conta com o controle de confirmações de presença a partir da lista de convidados que já pode ser utilizada na recepção do evento. Criando mais uma integração no planejamento do evento com Assessores de Eventos, Cerimoniais, Buffet, Bartenders e outros prestadores de serviços que planejam o evento de acordo com o número de convidados.

Falar de convites de eventos é um assunto bem extenso. Existem diversas opções para cada tipo de evento. Os convites de casamento são muito procurados, assim como os convites de formaturas e de festas de debutantes. E esses pedem um post específico para eles.
Os convites de congressos, feiras e lançamentos que envolvem patrocinadores e apoiadores do evento e devem contar com um espaço específico para eles.

O ideal é que os convites sejam entregues em mãos, quando não for possível, pode se remeter pelo Correios ou utilizar das empresas especializadas em entrega de documentos.

Categoria postada: Dicas. Tags , , , , , , , . Bookmark: clique aqui.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>